domingo, 4 de julho de 2010

Gel a base de papaína elimina a dor no tratamento dentário

Uma enzima extraída da casca do mamão papaia, a papaína, pode se tornar a salvação para as pessoas que, freqüentemente, adiam a ida ao dentista por medo do "motorzinho" e de todos os demais desconfortos comuns no tratamento de cáries. Combinada a outros componentes como o antiséptico cloramina, essa substância amolece o tecido da região atingida, permitindo a retirada da cárie sem que o paciente necessite de anestesia. Isso permite também que se perca parte da dentina que acaba sendo tirada junto com a parte estragada.

Esse foi o propósito do resultado de cerca de dois anos de pesquisas em uma fórmula desenvolvida pela professora Sandra Kalil Bussadori, da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) com o auxilio de pesquisadores da Universidade Metropolitana de Santos (UMS), Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU), do Sindicato dos Odontologistas de São Paulo e Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas Central (APCD). Com este trabalho, ela conseguiu chegar a um gel denominado Papacárie, já produzido pelo laboratório Fórmula e Ação.

Além da vantagem de se dispensar o uso de instrumentos cortantes rotatórios, Sandra aponta que o custo é baixo. Cada unidade do produto, que sai por R$ 30,00, possibilita ao dentista realizar entre 60 e 70 restaurações. A professora acredita que com a aplicação desse produto será possível estender o atendimento da saúde bucal a um número maior de pessoas, principalmente, à população de baixa renda, quase sempre excluída do acesso ao sistema preventivo.

By Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário