quarta-feira, 30 de junho de 2010

Brasil Sorridente chega a 530 laboratórios de prótese dentária

O Ministério da Saúde credenciou 203 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária em todo o País , chegando a 530 unidades, que realizam o serviço através do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguindo as diretrizes do Programa Brasil Sorridente.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Análises da microflora bucal de indivíduos que passaram por terapia de radiação indicam presença significativa de bactérias

Buscando investigar os ecossistemas orais de pacientes que apresentavam hipossalivação induzida por radiação, Almståhl e colegas da Suécia desenvolveram estudos com 13 pacientes dentados que haviam completado a terapia radioativa entre 6 e 8 meses. Para analisar a flora microbial de regiões bucais específicas desses indivíduos, os pesquisadores compararam-nos com um grupo controle, formado também, por 13 pessoas.

Segundo o artigo "Microflora in oral ecosystems in subjects with radiation-induced hyposalivation" que aguarda publicação no Oral Diseases, as regiões investigadas pelos autores foram: microflora da língua, mucosa bucal, vestíbulo, placa supragengival e região subgengival. As análises foram feitas através de amostras duplicadas e técnicas de cultivo. Também foram realizados exames clínicos nos participantes.

Desta forma, os autores identificaram a presença de diferentes organismos nos indivíduos analisados. De acordo com a publicação, a Candida albicans "foi achada em um ou mais regiões em 54% dos sujeitos submetidos à terapia de radiação e em 15% dos controles". Vale destacar que em três pacientes do grupo que sofreu radiação esta bactéria foi encontrada em todos os locais investigados.

Os pesquisadores afirmam ter encontrado ainda inesperadamente em todos os indivíduos do grupo que passou por radiação enterococos, sendo que em 38% deles havia um número elevado dessa bactéria. Por outro lado, "nenhum dos controles hospedava enterococos", dizem.

Outros dois organismos também foram identificados através das análises bucais dos participantes, Lactobacillus spp. e estreptococos mutans. O primeiro – Lactobacillus spp. – foi observado na placa supragengival de 92% dos indivíduos que foram submetidos à radiação, sendo o número e proporção extremamente altos nesses sujeitos quando comparados com os controles. Já o segundo – estreptococos mutans – foi identificado "em altos números em 31% dos sujeitos que sofreram radiação, enquanto eles não foram detectados em 23%".

Assim, "os resultados microbiais explicam porque alguns sujeitos que sofreram radiação têm uma susceptibilidade aumentada a doenças bucais", afirmam os pesquisadores. A pesquisa mostra também que análises microbiais de regiões específicas são instrumentos de diagnóstico importantes que ajudam no planejamento da prevenção da saúde bucal de pacientes que foram submetidos à terapia de radiação.

By Medcenter Odontologia

Pesquisadores de Pernambuco adaptam tomografia óptica a procedimentos odontológicos

Desde 2004, pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolvem estudos para adaptar a tomografia óptica a procedimentos odontológicos. A técnica que já era usada em oftalmologia e mais recentemente em dermatologia, tem mostrado eficiência no diagnóstico precoce de doenças. De acordo com matéria de Fabíola Bezerra publicada em novembro na revista “Ciência Hoje”, os pesquisadores acreditam que em breve a técnica estará disponível aos dentistas.

O físico Anderson Gomes, do Departamento de Física da UFPE e coordenador do projeto, explica na publicação que “A tomografia óptica é como um ultra-som. A diferença é que, nesse caso, é emitido um pulso de luz – e não uma onda sonora – e o resultado do exame é obtido a partir do eco desse pulso”.

Assim, o equipamento emite um feixe de luz por um LED (Diodo Emissor de Luz), sendo parte direcionada ao dente e parte refletida em um pequeno espelho, posicionado de forma estratégica. “Quando as duas luzes se recombinam, um sinal é obtido em um fotodetector é lido por um programa de computador, que constrói uma imagem com base nessas coordenadas”, explica Gomes na notícia.

Desta forma, a tomografia óptica permite a visualização em tempo real das imagens obtidas através de um computador, enquanto as radiografias tradicionais precisam ser reveladas. Uma outra característica da nova técnica é a alta resolução da imagem, que pode chegar a 10 micra (milésimos de milímetro), além da possibilidade de enxergar a polpa do dente, o que ajuda no diagnóstico de cáries mais profundas e problemas de canal. O equipamento atinge ainda, profundidade e ângulos que normalmente o Raio-x não atinge. Vale destacar também, que segundo os pesquisadores, ele emite radiação de cerca de 800 nanômetros, freqüência que não causa dano à saúde.

De acordo com a notícia, o protótipo do equipamento de tomografia óptica custa em média 20 mil dólares. Mas, Gomes afirma que o valor pode ser reduzido, pois são necessários basicamente um LED, um espelho especial, uma estrutura de caixa e um computador com um programa para a leitura do laser. Até agora, a técnica só foi testada em dentes extraídos, mas os pesquisadores acreditam que daqui a um ano, com o protótipo já em tamanho menor, conseguirão realizar testes em pacientes e futuramente disponibilizar a tecnologia aos consultórios.

By Medcenter Odontologia

Radiossensibilidade cromossômica pode ser usada como marcador para predisposição de câncer de cabeça e pescoço

Pesquisadores do Departamento de Anatomia Humana, Embriologia, Histologia e Ciências Médicas e do Departamento de Radiação Oncológica, da Ghent University, na Bélgica, investigaram 101 pacientes com câncer de cabeça e pescoço. O objetivo do estudo foi verificar a existência de uma associação entre radiossensibilidade cromossômica e predisposição genética neste tipo de tumor. Para tanto, Ruyck e colegas compararam este grupo de pacientes com 75 indivíduos controles.

De acordo com o artigo que aguarda publicação no British Journal of Cancer, durante o ensaio de G(2), realizado para medir a radiossensibilidade cromossômica, os autores perceberam que pacientes com câncer de cabeça e pescoço têm estatisticamente maior número de cromátides quebradas por indução de radiação do que controles. Ao comparar 26% dos pacientes com câncer com 9% dos sujeitos saudáveis, os pesquisadores notaram que o número médio de quebras cromatídicas induzidas por radiação foi maior em pacientes com câncer em cavidade oral (1.26 quebras por células, 38%) e em pacientes com câncer de faringe (1.27 quebras por células, 35%). Eles afirmam que a diferença entre pacientes com câncer e sujeitos saudáveis foi mais pronunciada entre grupos de pacientes com 50 anos ou menos e não fumantes ou fumantes leves - 10 maços ou menos por ano.

Desta forma, os autores concluem que "radiossensibilidade cromossômica avançada é um marcador de predisposição genética de câncer de cabeça e pescoço, e a contribuição genética é maior para pacientes com câncer na cavidade oral e faringe e para pacientes com início precoce e não fumantes ou fumantes leves".

By MedCenter Odontologia

domingo, 27 de junho de 2010

Novidades da odontologia estética para ter dentes mais bonitos

Para alinhar
Miniaparelho autoligado: apresenta os mesmos braquetes do aparelho convencional, mas as peças são menores e dispõem de travas, que dispensam os elásticos.

Fragmentos de porcelana: o tratamento é artesanal: consiste em colar pequenos pedaços de porcelana para aumentar o tamanho, modificar o formato ou reduzir o vão entre os dentes.

Invisalign System: é o mais discreto aparelho ortodôntico, mas é indicado apenas para corrigir falhas pequenas.

Para clarear
Em casa: usa-se uma moldeira feita de silicone e com o gel de peróxido de carbamina ou de hidrogênio que destrói os pigmentos que causam as manchas.

No consultório: O dentista protege a gengiva com um gel que endurece rapidamente e isola a região. Em seguida, espalha nos dentes o gel à base de peróxido de hidrogênio e aplica o laser ou a luz azul (LED) por 12 minutos, três vezes, para potencializar a ação do produto.

Restauração com resina: uma nova resina, a Vênus, lançada no último Congresso Internacional de Odontologia, em São Paulo, oferece 27 opções de cores e três graus de opacidade. Por isso, é indicada para restaurar dentes que sofreram processo de clareamento.

Para fortalecer
Implante com cirurgia guiada: a novidade é um molde de acrílico, feito sob medida, que indica exatamente o local da gengiva a ser perfurado para a colocação da prótese, bem como a profundidade e a inclinação.

Esse molde, que durante a cirurgia fica encaixado na boca, é elaborado com base em fotos tiradas de vários ângulos. As imagens são armazenadas no computador para que um novíssimo software, o Nobel Guide, verifique com precisão a posição dos ossos e simule a cirurgia. O resultado, então, é enviado para o laboratório Nobel Biocare, na Suécia, onde a peça vai ser fabricada.

By Abril.com

Clareamento dental

Whitening Lase II
Última geração em Sistema de Clareamento Dental;
Unidade geradora de luz composta que possibilita o clareamento simultâneo por arco;

Aplicações

Clareamento Dental

Clareamento dentário de pacientes cujos dentes estejam com pigmentação não natural, tendo como vantagens a minimização do tempo do procedimento e da ocorrência de Hipersensibilidade pós procedimento, uma vez que utiliza dois comprimentos de onda puros, sendo que um deles é gerado por três diodos infravermelhos e o outro por uma série de 6 LEDs azuis de alto desempenho.



Laserterapia - Alívio da dor (efeito antiálgico);
- Reparação tecidual (efeito bioestimulador do trofismo celular);
- Redução de edema e de hiperemia
(efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório).


segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dúvidas

Tenho restaurações escuras (metálicas) nos dentes posteriores. Vale a pena trocá-Ias por restaurações de cor branca ou da cor dos dentes?

A troca de uma restauração metálica por uma estética ou, como dizem os pacientes, "por uma branca", pode se dar por dois motivos principais:
  • Por problemas que envolvem a saúde do dente, como uma fratura da restauração pré-existente ou mesmo por recidiva de cárie (nesse caso, a troca não é discutida e pode, perfeitamente, ser feita uma restauração estética), ou
  • Por motivo exclusivamente estético (quando uma restauração metálica em bom estado vai ser trocada, surgem, então, alguns questionamentos, pois a restauração de amálgama é de ótima qualidade e não vale à pena desgastar o dente apenas por questões estéticas).

Ortodontia Lingual

O que é Ortodontia Lingual?

A Ortodontia Lingual é uma técnica moderna, que foi desenvolvida nos Estados Unidos e introduzida no Brasil a pouco mais de dois anos. Trata-se de um aparelho fixo para correção dentária, que é colocado por trás dos dentes, ficando totalmente invisível e que acaba com aquele incômodo visual dos aparelhos convencionais.

Quais as vantagens do aparelho lingual?
A maior vantagem da técnica é que o aparelho permite que os dentes sejam corrigidos sem que ninguém veja. Também o uso de fios de última geração, que são ativados pela temperatura da boca, transmite força constante aos dentes, causando menos dor e desconforto para o paciente.

Quando é indicado o aparelho lingual?
Ele é indicado para todos os casos em que houver indicação de aparelho fixo. Efetivamente não existe um interesse em substituir a técnica convencional e sim atender aos pacientes que não podem usar o aparelho que é colocado na frente dos dentes, seja por motivos profissionais ou pessoais. Profissionais liberais, modelos fotográficos, atletas, etc. são pessoas que nos procuram e questionam sobre uma alternativa ao aparelho ortodôntico convencional.

E as desvantagens quais são?
Assim como os aparelhos ortodônticos convencionais, o incômodo da língua e a ligeira alteração da fala, que melhoram após alguns dias, são as principais queixas relatadas pelos nossos pacientes.

Como é feita a higienização?
Com a ortodontia lingual, a limpeza é facilitada por alguns motivos: a língua com a ajuda da saliva está sempre se movimentando e fazendo uma auto-limpeza do local. Portanto, o acúmulo de placa bacteriana e alimentos é diminuído. Um fato que os pacientes comentam com satisfação é que podem se alimentar em qualquer lugar, sem ter que sair correndo para limpar os dentes com medo de ter resíduos de comida grudados no aparelho.

By Odontologika

Aparelhos Odontológicos de silicone reeducam e tratam hábitos orais

O Sistema Trainer é um conjunto de aparelhos odontológicos feitos de silicone, removíveis, fáceis de usar e de higienizar, desenvolvidos para reeducar os mau hábitos orais como a respiração bucal, a força que a língua exerce sobre os dentes, a forma incorreta de engolir a saliva e outros maus hábitos que causam alinhamento inadequado dos dentes, desenvolvimento facial incorreto, e a volta de antigas imperfeições após outros tratamentos.

Estudos recentes mostram que a posição incorreta dos dentes nem sempre é hereditária, e sim provocada pela forma com que engolimos a saliva e respiramos. A musculatura facial e mastigatória e a força provocada pelos lábios e língua são fundamentais para a posição correta dos dentes. A intervenção precoce nesses hábitos evita que casos simples tornem-se complicados.

Os Trainers simulam um exercício para língua, evitando que ela se interponha entre os dentes, incentivam a respiração pelo nariz e evitam o contato entre o lábio inferior e os dentes, proporcionando um melhor alinhamento, desenvolvimento facial correto, e contribuindo para a auto-estima.

Enquanto a maioria dos tratamentos exige uso permanente, o Sistema Trainer pode ser usado somente à noite, durante o sono, e de uma a duas horas enquanto o paciente estiver acordado.

Os aparelhos Trainer possuem duas versões para crianças: o T4I Infant Trainer que exercita a mordida correta e ajuda a criança a largar a chupeta, indicado para crianças de 2 a 5 anos, e o T4K que corrige os hábitos orais e melhora a posição dos dentes, próprio para crianças de 6 a 12 anos. Para adolescentes e adultos que não querem usar o aparelho fixo, o T4A e o Myobrace são ideais, pois são usados somente à noite e não precisam de moldes. Para os que sofrem de dores da ATM, bruxismo, ronco e apnéia, os aparelhos TMJ, Bruxogard, TMJ MBV e TMJ Snorer são alternativas, acabando com as dores de cabeça, o desgaste e a sensibilidade dos dentes, possibilitando conforto e melhorando a qualidade de vida de quem convive estes problemas.

by Odontosites